quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livro: Pequena Abelha - Chris Cleave


Provavelmente não teria comprado esse livro mas estava indo viajar e o livro que eu estava lendo tinho um ritmo mais lento e eu não estava muito no mood para isso... então minha mãe que tinha acabado de comprar "Pequena Abelha" me emprestou para viagem.

Fiquei interessada logo que li a contra capa do livro. Passa uma coisa de mistério e suspense e resolvi embarcar nessa história. Nela está escrito o seguinte: "Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Qundo o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola." E é a pura verdade, o encanto desse livro é justamente a maneira em que os personagens vão contando a história e o desenrolar delas. Tudo bem que eu achei esse mistério um pouco exagerado pela história que é...

O que eu vou adiantar é que essa é a história de uma refugiada nigeriana (Pequena Abelha ou Abelhinha) e a sua relação com Sarah, uma jornalista inglesa e mãe de um menino de quatro anos chamado Charlie que tem um "complexo de Batman". Elas tem um primeiro encontro traumático que deixa muitas sequelas para ambas e para as pessoas ao seu redor e voltam a se reencontrar anos depois quando ambas estão em outro momento de vida.

O provérbio nigeriano que foi escolhido para iniciar o livro diz muito sobre uma das narradoras do livro (Abelhinha): "Se o seu rosto está inchado pelas duras pancadas da vida, sorria e finja ser um homem gordo." Vou deixar que vocês entendam isso ao longo da leitura.

Para terminar, esse livro vai ser adaptado para o cinema e será produzido e estrelado pela Nicole Kidman. O autor, Chris Cleave, também já teve outro livro adaptado para o cinema, "Incendiary" que foi protagonizado por Michelle Williams e Ewan McGregor. E um fato que eu achei curioso é que o título desse livro nos Estados Unidos e no Canadá é "Little Bee" e na Índia e na Inglaterra é "The Other Hand". Achava que o título só mudasse quando fosse traduzido para outras línguas.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Livro: CultureShock! India


O livro que eu vou falar hoje na verdade é mais um guia do que qualquer outra coisa. Encontrei-o nessa última viagem que fiz aos Estados Unidos. Estava vendo a parte de viagens para ver se encontrava algum guia legal sobre a Índia e esse me chamou atenção assim que eu vi. A capa diz que já foram mais de quatro milhões de cópias dessa coleção (não o da Índia) vendidas.

O título completo do livro é Culture Shock! A Survival Guide to Customs and Etiquette e além da Índia, tem também sobre vários outros países como Camboja, Egito, Londres, Brasil, Paris, Sri Lanka, Tailândia, Emirados Arabes, Hungria, Vietnã, Cingapura, Russia. Tem uns países que não tem motivo da gente comprar mas tem outros que podem acrescentar alguma coisinhas para a gente...

O CultureShock! India é dividido em dez capítulos: 1) Primeiras impressões; 2) Visão geral; 3) Os indianos; 4) Adaptação; 5) Aspectos práticos; 6) Comida e entretenimento; 7) Aproveitando a Índia; 8) Comunicação; 9)Fazendo negócios na Índia; 10) Índia num piscar de olhos.

Todos os capítulos são subdivididos e a leitura é super fácil, rápida e você pode ler apenas os temas que te interessam. O guia me deu uma visão ampla da Índia e achei que valeu. Tem muita informação que só é útil para quem vai passar uma temporada lá ou para quem está indo a trabalho mas tem muita coisa voltada para os turistas.

Alguns dos temas abordados que me chamaram atenção foram: Chegada no aeroporto; Comida e restaurantes; Temperos e odores; Batedor de carteira; Transporte; Cenários; Religião; Idioma; Dicas para não cair em furadas clássicas; Dicas para andar na rua e viajar dentro do país; Costumes e boas maneiras; Tradições. Coloquei apenas alguns dos tópicos que achei interessante para vocês terem uma idéia do que a gente encontra nesse guia.