quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Livro: Pequena Abelha - Chris Cleave


Provavelmente não teria comprado esse livro mas estava indo viajar e o livro que eu estava lendo tinho um ritmo mais lento e eu não estava muito no mood para isso... então minha mãe que tinha acabado de comprar "Pequena Abelha" me emprestou para viagem.

Fiquei interessada logo que li a contra capa do livro. Passa uma coisa de mistério e suspense e resolvi embarcar nessa história. Nela está escrito o seguinte: "Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Qundo o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola." E é a pura verdade, o encanto desse livro é justamente a maneira em que os personagens vão contando a história e o desenrolar delas. Tudo bem que eu achei esse mistério um pouco exagerado pela história que é...

O que eu vou adiantar é que essa é a história de uma refugiada nigeriana (Pequena Abelha ou Abelhinha) e a sua relação com Sarah, uma jornalista inglesa e mãe de um menino de quatro anos chamado Charlie que tem um "complexo de Batman". Elas tem um primeiro encontro traumático que deixa muitas sequelas para ambas e para as pessoas ao seu redor e voltam a se reencontrar anos depois quando ambas estão em outro momento de vida.

O provérbio nigeriano que foi escolhido para iniciar o livro diz muito sobre uma das narradoras do livro (Abelhinha): "Se o seu rosto está inchado pelas duras pancadas da vida, sorria e finja ser um homem gordo." Vou deixar que vocês entendam isso ao longo da leitura.

Para terminar, esse livro vai ser adaptado para o cinema e será produzido e estrelado pela Nicole Kidman. O autor, Chris Cleave, também já teve outro livro adaptado para o cinema, "Incendiary" que foi protagonizado por Michelle Williams e Ewan McGregor. E um fato que eu achei curioso é que o título desse livro nos Estados Unidos e no Canadá é "Little Bee" e na Índia e na Inglaterra é "The Other Hand". Achava que o título só mudasse quando fosse traduzido para outras línguas.

3 comentários:

  1. Eu estava mesmo a procura de um novo livro... vai ser este!

    Beijocas!

    http://carolmacdowell.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. acabei de ler esse livro e gostei muito, mas também achei um mistério exagerado, mas valeu a leitura!

    ResponderExcluir
  3. tá lembrada q sou amiga de Bettina, né? ;)qdo ela estiver pelo BR, temos q nos encontrar. morei no RJ mas agora to em Floripa. bjs

    ResponderExcluir