terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Istambul



Istambul é uma cidade apaixonante. Estive lá em junho 2008 e desde que fui embora, penso sempre em voltar. Tudo é diferente, ainda mais p/ mim, já que a Turquia foi o primeiro país da Asia (apesar de já estar entrando na UE). Os cheiros, as pessoas, as rezas... tudo é encantador.
Eu ia começar pelo obvio, que é a parte turística mas quis começar pelos restaurantes... A comida é divina e olha que eu não sou chegada em comida arabe. Alias Istambul é onde tudo está acontecendo!!
Quem estiver por Paris e tiver com tempo, vale a pena dar uma esticada... são aprox três horas de voo.





Então vamos para a comida:
Nas andanças intermináveis pela cidade, comi castanha, kebab, figo, damasco, queijo feta e o famoso sanduiche gyros que tem de carne de boi, de porco, de frango, tudo misturado e é que nem as barraquinhas de hot-dog de NY, tem em toda esquina e o cheiro é M-A-R-A (foto abaixo)...








Restaurante Ulus 29 - Imperdível!! Se possivel, sente na varanda já que é no terraço e assim vc pode apreciar mais a vista. Aliás, a grande maioria dos restaurantes bons são nos terraços dos prédios... O site do rest é http://www.club29.com/. O "29" do nome se refere aos 29 pratos tradicionais da cultura Otomana e Mediterrânea mas isso fica só no nome... no rest, tem chefs japoneses, turcos e franceses então dá p/ ver que o resultado só pode ser bom!! Eu fiz reserva e estava bem bem cheio...

Soda - Super informal, indicado para um almoço light ou um jantarzinho tranquilo super low-key.


Mikla - Fica na cobertura do hotel The Marmara Pera e é onde vai o pessoal cool. Perfeito para tomar um drink antes do jantar ou tomar o drink e ficar para jantar (que foi o que eu acabei fazendo)!! Melhor reservar pq se tiver cheio, vc só pode subir no prédio onde fica o restaurante se mostrar a reserva... http://www.istanbulyi.com/


360 Istanbul - Com certeza todo mundo já deve ter te indicado esse restaurante pois foi isso que aconteceu comigo... É uma mistura de bar/lounge/restaurante e tem DJ, musica ao vivo depois de uma certa hora. No dia que eu fui, além do DJ, tinha um cara cantando ao vivo, junto com dj e tava super animado. Vc vai ver alguns turistas mas tb alguns locals... Sinceramente, eu não amei a comida mas o ambiente é legal! Melhor reservar tb... http://www.360istanbul.com/


Markiz Patisserie - Se vc é fã de um docinho como eu, esse cafe/patisserie é uma graça! Aqui é gostosinho para tomar um café no final do dia...
Korfez - É um clássico! A chegada é de barco ( é só pegar um barco taxi que cruza o Bosforus e sai de meia em meia hora...) e esse rest fica localizado na parte asiática da cidade então p/ aqueles que vão p/ Istambul e acham que não tem quase nenhum motivo p/ ir p/ o lado asiático, agora sabem que tem pelo menos um motivo... A especialidade é frutos do mar e para quem for, não deixe de pedir o calamari caramelizado de entrada... hummm Tb sugiro reserva e é arrumadinho...








Paper Moon - Restaurante italiano que tb tem em NY e Milão. É um restaurante chique onde vão os locals e vc encontra a tradicional comida italiana... www. papermoon.com.tr

Hakkasan Istanbul - É a primeira filial do restaurante divino de Londres. A comida é oriental, apesar de que eles incluíram alguns pratos turcos, e tem bastante dim sums e variações do rolinho primavera, tem o famoso peking duck... Se vc for a Londres, melhor deixar p/ ir lá e aproveitar Istambul p/ conhecer outros restaurantes mas se vc é que nem, não resiste a possibilidade de comer um peking duck... delicie-se!!! http://www.hakkasan.com/

Spice Market - Fica no W hotel e é um restaurante divertido. Serve pequenas porções de comidas encontradas em toda a Asia...


Vogue - É um dos bares & restaurantes favoritos de Istambul. Tem um sushi bar além de belisquetes e pratos deliciosos... Aqui é um bom ponto de encontro para tomar um drink e ver gente...

4 comentários:

  1. Cara Vida e Bella,

    Eu tambem estive em Istambul em minha lua-de-mel e adorei, principalmente a comida.
    Tenho maravilhosas lembranças dessa viagem.
    Espero seus proximos blogs.

    Bjs
    Cristiano Correa
    PS Fã

    ResponderExcluir
  2. Cristiano Correa,

    Que delícia deve ser lua de mel em Istanbul!
    Estive lá tb duas semanas atras.... O Ulus 29 recomendado pelo blog é super cool!
    Recomendo tb um passeio de barco pelo Bosphorus... turismo tomando vinho, solzinho no rosto e vento no cabelo é tudo de bom

    Beijos,
    Amanda Motta

    ResponderExcluir
  3. me apaixonei por um turco que viev em Istambul, não sei se um dia poderei visitá-lo, mas vamos ver... quando eu for, quero conhecer esses lugares todos.
    Nos conhecemos nos EUA quando trabalhávamos juntos, e ficamos juntos por quase 5 meses. mas nosso contrato de emprego acabou e cada um foi pro seu país... agora quem sabe quando vamos nos ver de novo...

    ResponderExcluir
  4. Os turcos podem ser mesmo apaixonantes! Também pudera né, a Turquia é um lugar mágico! Boa sorte com o seu romance, a equipe do blog esta torcendo por vc

    ResponderExcluir