quinta-feira, 27 de maio de 2010

Flor de Lótus

Até eu viajar para Tailândia no final do ano passado, eu só conhecia ilustrações e fotos da flor de lótus. Nunca tinha parado para pensar muito sobre elas e nem tinha muito conhecimento. Mas quando eu cheguei em Bangkok e vi essa flor ao vivo, me encantei por ela e resolvi tirar fotos de todas, bem quase todas, que vi durante a viagem. Lá elas são oferecidas nos templos, são usadas para decoração, são vendidas nas feiras de flores e também podemos ver algumas plantações nas cidades e nos hotéis...

É difícil encontrar um país da Ásia onde a flor de lótus não seja considerada sagrada. A planta aquática também é conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia. A pureza e a perfeição absoluta representada pela flor e até mesmo a associação à Buda, ocorre por conta do processo do desenvolvimento da flor que cresce de águas lodosas para a superfície e quando se abre, mostra toda a sua beleza e força. O lótus nos lembra que devemos nos esforçar para nos tornar mais "puros" e manter um coração bom através das nossas ações e estilo de vida.

A flor de lótus pode ser da cor rosa (mais tradicional), branca, vermelha e azul e variações dessas cores... Eu vi as rosas e as brancas.

Divido com vocês algumas das fotos que tirei durante a viagem... Adoro todas essas mas a primeira e a sexta são as minhas preferidas...

P.S. Hoje é considerado um dia de sorte ou auspicioso para muita gente (por isso deixei para colocar esse post hoje e não ontem...) então acendam suas velinhas, mentalizem e façam um pedido!!

No Grande Palácio Real de Bangkok.
Uma espécie de benção...
Oferendas...
No Mandarin Oriental Hotel de Bangkok.
Pode-se ver uma flor de lótus dentro do "kit" oferecido aos monges em Chiang Mai.
Flor de lótus artificial dentro de um templo.
 Flor de lótus artificial dentro de um templo.
A flor de lótus ainda está "fechada" e eles costumam "dobrar as primeiras pétalas" da flor. Nessa foto dá para ver a flor totalmente "fechada" e também as que estão com as pétalas dobradas...
Esse "miolo" ou raiz da flor de lótus é comestível (mas eu não provei...).
Em Phuket...

4 comentários: