terça-feira, 1 de junho de 2010

Cartagena das Índias, Colômbia

Essa semana embarco para terra do Gabriel García Márquez (motivo principal da escolha desse destino), do Fernando Botero, do Montoya (para os fãs da F1), da Shakira e também do Pablo Escobar, só para citar alguns... acho que já dá para adivinhar o país (não vale olhar o título do post hein!). Estou indo para Cartagena das Índias, a quinta maior cidade da Colômbia, localizada no "Caribe colombiano".


Um pouco de cultura geral, muito resumidamente: Cartagena foi fundada em 1533 e em pouco tempo, se tornou o principal porto espanhol no Caribe e a principal entrada no norte para a América do Sul. Com isso, ela foi fortemente fortificada devido aos piratas, corsários e exércitos, já que ela era alvo constante. Foi uma das primeiras cidade a proclamar a independência da Espanha em 1810 e a declaração foi assinada em 1811. Por conta disso, os seus habitantes sofreram muito e mais de 6000 morreram de doença e de fome. Finalmente em 1821, a cidade foi liberada de vez e ficou conhecida como 'La Heroica'. Na atualidade, é o maior porto da Colômbia e um centro industrial petroquímico importante mas o seu centro histórico dentro das muralhas permanece igual.

Estou querendo ir a Cartagena desde o ano passado quando acabei não indo pq não daria tempo de tomar a vacina contra a febre amarela então vou aproveitar o feriado dessa semana. Por falta de tempo, não vou conhecer Bogotá, apenas farei conexão, apesar de ter ouvido falar super bem da cidade e ter visto algumas fotos também mas vai ter que ficar para uma próxima vez.

Uma das primeiras coisas que pesquisei quando decidi ir para Cartagena foi o calendário das touradas. Sei que é antiético e os ativistas dos direitos dos animais vão me xingar por esse comentário e já até fui em uma tourada em Sevilha mas eu queria saber as datas mesmo assim... só que as touradas acontecem no início do ano...

Também peguei dicas de restaurantes muito legais, de alguns passeios e atrações e vou ficar no hotel Sofitel Santa Clara. De lá, escreverei mais contando da viagem e colocando fotos!! Bom feriado!!

Aliás, há uns dois meses atrás saiu uma matéria muito interessante sobre Cartagena no NY Times e tinham várias dicas legais. E no site desse jornal, na coluna "36 horas", o jornalista escreveu "36 horas em Cartagena" e também está bem legal.


11 comentários:

  1. Olá!!!Vou para Cartagena em setembro. Vou sozinha... Quais os melhores lugares para conhecer e os melhores passeios?
    Lindas fotos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Stela,

    Que legal que vc vai para Cartagena. A cidade é apaixonante!

    Já que vc vai sozinha, tente ficar no centro histórico. Uma das melhores coisas de Cartagena é se perder pelas ruazinhas do centro histórico e as suas milhares de praças. A parte história não é grande e em um dia, vc já vai estar totalmente familiarizada com tudo.

    Caminhe pelas Plaza de los Coches, Plaza de la Aduana, Plaza de San Pedro Claver onde fica a Iglesia de San Pedro Claver (e o seu antigo convento), Plaza Santo Domingo (onde tem uma esculturo do Bottero e a Iglesia Santo Domingo)... Todas essas praças são muito proximas e da p fazer tudo a pé. Sugiro que vc peça um mapinha no lugar q vc estiver hospedada da parte histórica e ai vc sai passeando. Foi o que fiz.

    Os dois passeios que não da p fazer a pé do centro historico são: Morro da Popa que é o lugar mais alto de Cartagena e tem a vista de praticamente toda a cidade (melhor ir de taxi e pedir p ele te esperar ou algum onibus de excursão) e o Castillo San Felipe de Barajas (esse dá p ir de onibus comum, bicicleta, taxi, excursão etc...). Se tiver q escolher um desses dois, escolha o Morra da Popa.

    E se vc quiser praia, faça um passeio (day tour) para as Islas del Rosario e Playa Blanca. Esses passeios tem para todos os tipos de bolsos. As praias de Cartagena não são muito legais, opte para fazer um desses passeios.

    Tem tb a parte "moderna e nova" de Cartagena que é Bocagrande. De qq parte da cidade, da p vc ver pq os prédios são modernos e grandes. Eu fiz um passeio por lá mas só dei uma volta.

    Espero que eu tenha ajudado! Eu fiz uma listinha de restaurantes legais de Cartagena. Não sei se vc viu... tá nesse blog, dá uma olhada...!

    Boa viagem!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bella!!!
    Com certeza vou aproveitar muito!!
    Vou levar suas dicas de passeios e restaurantes.
    Obrigada!!!
    Depois te conto como foi... rsrsrs
    Vou olhar seu blog mais um pouquinho.

    ResponderExcluir
  4. Ah!! Esqueci de perguntar... E dinheiro, o que é melhor levar? Dólar?
    Transporte é barato?
    Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  5. Oi Stela,

    Eu levei dolar pq fiquei com medo de não conseguir trocar real. Eu troquei os dolares no aeroporto de Bogotá e chegando lá descobri que eles tb trocam real então acho que tanto faz... algumas lojinhas de rua não aceitam cartão então é bom ter dinheiro trocado (os restaurantes de um modo geral aceitam). Cuidado para não trocar dinheiro nas ruas de Cartagena pq tem vários picaretas que ficam oferencendo...

    Eu só andei de taxi e não achei caro. Os taxis lá não tem taximetro então é preço fechado e todos as corridas dentro do centro histórico (não importa a distância) eram sempre 5.000 ou 6.000 COP (aprox 5-6 reais). Do aeroporto p/ o hotel foi 12.000 COP (aprox 12 reais) mas por outro lado como Cartagena é pequena, as distâncias são sempre pequenas...Acredito que o onibus deve ser mais barato ainda. Acho que já dá p/ vc ter uma idéia dos preços né... Como disse se vc ficar no centro histórico, provavelmente fará quase tudo a pé (foi o meu caso). Acho que uma idéia legal é passear de bicicleta mas estava muito quente quando eu fui...

    Bjs e quando voltar, passa aqui para contar como foi!

    ResponderExcluir
  6. Pode deixar que depois conto como foi!!
    Obrigada pelas dicas!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. BACANA SUAS DICAS.. TÔ INDO AGORA EM FEVEREIRO..!
    MÁRCIA DE BELO HORIZONTE

    ResponderExcluir
  8. Olá! me de dicas do hotel? fica no centro histórico? obg!! márcia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcia, Eu fiquei no hotel Sofitel Santa Clara. Ele fica no centro histórico... o site é www.hotelsantaclara.com/
    Se quiser dicas de outros hoteis no centro histórico com preço mais em conta, me fala ! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Bella!
    Estou pensando em ir para Cartagena na lua de mel. Você acha que é uma boa sugestão? Estamos começando a pesquisar informações e achei seu blog super bacana com ótimas dicas! Você acha que se é um local que dá para se virar tranquilamente sem guia turístico? Aguardo suas informações! Quem bom ter te encontrado!
    Um abraço! Cybele

    ResponderExcluir
  11. Oi Cybele, Acho que Cartagena é uma ótima opção para lua de mel. É uma cidade super romantica, vc vai adorar! Tente ficar no centro histórico para vc poder "sentir" mais a cidade.

    Dá para andar na cidade tranquilamente sem guia turistico. Em uma tarde vc já vai estar totalmente familiarizada ai com um bom guia ou mapa na mão, vc vai conhecer tudo! O mais legal de Cartagena é sair andando pelas ruas. E não esqueça de fazer o passeio para Isla Rosario!

    Conheço algumas pessoas que foram para Cartagena na lua de mel e aproveitaram para ir para San Andres tb. Não conheço então não posso falar muito mas dá uma pesquisada...
    Abs e qualquer coisa, é só me escrever!

    ResponderExcluir