terça-feira, 22 de junho de 2010

Novas regras da Anac: Defesa dos direitos dos passageiros

Sempre que compro uma passagem, principalmente quando tenho que fazer escala, penso na possibilidade do atraso que já é um constante na vida de quase todos os viajantes. Além do atraso ainda contamos com um descaso da parte das companhias aéreas que torna essa experiência mais desagradável ainda.

Só para citar um dos muitos exemplos que eu tenho (e sei que todos também tem), no início desse mês viajei para Cartagena sendo que o meu voo era Rio-SP-Bogotá de GOL e Bogotá-Cartagena de Avianca. Calculei duas horas para pegar as malas e fazer novo check-in em Bogotá e em SP também teria que esperarar duas horas. Só isso já tornou essa viagem quatros horas mais longa... Acontece que em SP, quando faltava uma hora para o voo sair, apareceu no visor do aeroporto que o voo estava atrasado. Tentei de todas as formas ter mais informações assim como os outros passageiros e nada... Como não sabia quanto tempo iria atrasar, não sabia se ligava para Avianca e trocava o horário do voo para Cartagena. Na hora que estava previsto para o voo sair, comecei a encher o saco da pessoa da GOL para ter alguma informação e ela finalmente me falou que a aeronave estava quebrada e estavam esperando chegar um novo avião e que demoraria mais três horas. Ai liguei para Avianca e troquei o horário do voo mas tive que "quebrar o cacete" para não ter que pagar taxas extras...

Resumindo, super falta de consideração. Fiquei cinco horas em Guarulhos praticamente mofando na área de embarque já que você nem pode sair dessa área (e nessa área praticamente só tem o Duty Free)... Agora imaginem se eu não tivesse pertubado a pessoa da GOL... provavelmente teria ficado sem nenhuma informação, já que eles não anunciaram nada pelo autofalante e no visor do aeroporto só falava que o voo estava atrasado. É um descaso tremendo da parte das companhias aéreas e eu não estou reclamando pq a aeronave quebrou (até pq eu não ia querer viajar em um avião quebrado) mas custa dar a informação correta??!! Custa oferecer o mínimo de conforto para o seu cliente que está pagando??!!

Mas apesar de tudo isso, parece que há uma luz no final do túnel!! Semana passada a Anac criou novas regras em defesa dos direitos dos passageiros. Acho importante todo mundo saber essas regras já que são nossos direitos e se não lutarmos e exigirmos, ninguém fará isso por nós. Na teoria as novas regras são ótimas e não sei como serão na prática mas vamos exigir! Eu sei que eu vou...

As empresas que não cumprirem as regras vão ter que pagar multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil para cada situação.


Direitos:

A partir de 1 hora de atraso: Facilidades de comunicação (internet ou telefonemas)

A partir de 2 horas de atraso: Alimentação adequada ao tempo de espera até o embarque (voucher, lanche, bebidas)

A partir de 4 horas de atraso: Acomodação em local adequado ou hospedagem e transporte do aeroporto ao local de acomodação.

Em caso de pernoite ou espera prolongada: A empresa deve oferecer hospedagem. Se o cliente estiver perto do domicílio, a empresa pode oferecer só o transporte.

Cancelamento de voo ou overbooking: Reacomodação em outro voo, que pode ser de outra empresa, sujeita à disponibilidade de lugares, remarcação ou reembolso integral, incluindo tarifa de embarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário