quinta-feira, 16 de setembro de 2010

La Pergola - Roma, Itália

Quando a gente pensa em Roma, pensamos em culinária de primeira entre outras coisas. Um dos melhores e mais premiados restaurantes da cidade se chama La Pergola e eu sempre quir ir lá. Para a sorte dos leitores do blog e a minha também, eu tenho uma amiga que mora na Itália (Bergamo) e foi lá com o namorado na semana santa desse ano. Abaixo segue o "relato" dessa experiência gastrônomica que eles tiveram. Mas antes, um pouco de informação sobre o restaurante. Se quiser saber o menu que está sendo servido lá no momento, é só entrar no site deles.

Endereço: Hotel Cavalieri Hilton - Via Alberto Cadlolo, 101

Prêmios: 19 pontos em 20 do Guia da revista L’Espresso; três estrelas do Guia Michelin; 93 pontos em cem do Gambero Rosso.

Chef: Heinz Beck, o chef bávaro está há 15 anos no comando do La Pergola e tem uma série de livros escritos sobre o seu restaurante e a sua gastronomia.

E agora, vamos ao que interessa:

"Chegamos atrasados, depois de nos perder, e ligamos diversas vezes para o restaurante pedindo indicação. O jantar custa bastante e deve-se ir vestido um pouco/bastante elegante.O terno é obrigatório para os homens.

Era uma noite agradável, dia 02.04.2010, nao fazia mais tão frio, embora este ano o inverno tenha sido mais longo.

Fizemos a reserva com um mâs de antecedência e ficamos sabendo que naquele período não conseguiríamos uma mesa com vista, deveríamos esperar uns dois meses. No entanto, chegando lá nos colocaram numa mesa que tinha vista, foi o máximo! O restaurante, resumidamente, possui tres salões, o primeiro maior, o segundo médio e o terceiro mais aconchegante - onde nos ficamos.

A primeira coisa, como em qualquer restaurante, se escolhe a água. Veio um cardápio de águas e eu fiquei tentando raciocinar com tanta opção. Acabei escolhendo uma água da regiao da Basilicata, no extremo sul da Itália, onde nasceu a minha, e imaginei que tivesse menos poluição visto a ausência de industria pesada.

Depois veio um antipasto no qual ofereciam varios tipo de sais. Eu gostei do vulcânico. Dali depois achei um lugar aqui em Bergamo que vende esses sais! Os pães eram todos feitos ali. Tomamos pro secco e depois com os pratos passamos para o vinho.

Escolhemos o menu desgustação de 9 pratos (tinha a opção de 6), a idéia era conhecer o máximo do chef.

Esse foi o menu da sexta feira santa, logo a carne vermelha estava excluída:

(i) Emincé di astice su purè di avocado e pomodori;

(ii) Infuso di erbe e fava di Tonka con tartare di tonno e sorbetto al tè verde;

(iii) Ravioli di verdure ai frutti di mari;

(iv) Sfoglia di capesante ripiena di gamberi rossi con germogli e salsa mojito;

(v) Filetto di ricciola con fagioli cannellini e neve di baccalà;

(vi) Uovo pochè con asparagi bianchi e caviale;

(vii) Filetto di spigola confave, piselli e carciofi;

(viii) Selezione di formaggi dal carrello;

(ix) Dessert di Pasqua.

Nos gostamos de todos, so que fizemos ali na hora uma top list e íamos conversando com o maître. Acho que falamos demais que ele acabou nos dando um livro dos restaurantes com três estrelas Michelin. O legal deste restaurante é que desde que ganhou as três estrelas, ele nunca mais as perdeu.

Antes do dessert vem varios chocolates para saborear, mas francamente, naquele momento vc ja esta bem satisfeita.

Para finalizar com chave de ouro, o Heinz Beck veio nos cumprimentar!!! Eu reparei que ele não fez isso com outros clientes e fiquei lisonjeada!!!

Enfim, foi uma experiência única, uma viagem gastronômica. Comemos divinamente e fomos muito, muito bem tratados. Claro que o preço que vc paga requer este tipo de tratamento. Se for possivel voltaria uma outra vez na vida... senão fico com a lembrança mesmo."