segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Livro: 1808


Queridos leitores, não se enganem pois o título desse post não está errado, eu é que estou atrasada... Indo na contramão do autor, Laurentino Gomes, que acaba de lançar o seu 1822, acabo de ler o seu 1808. Na verdade esse livro não tinha chamado a minha atenção quando lançou até pq ele virou um bestseller logo de cara e tantos artigos foram escritos sobre ele que acabei me desinteressando... ai esse ano, sem saber que o 1822 estava no "forno" tive vontade de ler o 1808. Peguei emprestado o exemplar do meu pai e embarquei de volta ao passado...

De início fiquei encatanda pelo livro que é descritivo e o autor consegue nos transportar para aquela época (não quero entrar no mérito sobre a pesquisa do livro e veracidade dos fatos pois não tenho como julgar, ok?). Mas conforme fui lendo, confesso que me desapontei um pouco, quer dizer bastante. O livro continuava cheio de detalhes e informações mas para mim, faltou um pouco de romance. E nem posso reclamar pq li uma entrevista do autor dizendo que ele não romantizou. Mas foi justamente isso, entre outras coisas, que fez com que eu perdesse um pouco do entusiasmo. Normalmente gosto de ler livros que misturam história com ficção mas esse não era o intuito do livro. E por mais que o autor tivesse todo o cuidado de nos colocar os fatos em uma linguagem mais leiga, ainda assim às vezes me pareceu um livro de história dos tempos de colégio (monótono...). Não vou falar muito sobre a história da obra pq acho que a grande maioria sabe do que se trata: a fuga da família real portuguesa para o Brasil, duzentos anos atrás.

De qualquer forma, pode ser que eu leia (pegando emprestado de alguém) o 1822 para dar continuidade à leitura mas dessa vez, já sei o tipo de leitura que me espera.

P.S. Achei estranho uma das fontes do autor ser o Wikipedia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário