Uma das principais atrações da Praia do Forte é visitar a sede do Projeto Tamar, organização voltada para preservação e estudo das tartarugas marinhas. Eles fazem um trabalho muito bacana de pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que são encontradas no Brasil - todas ameaçadas de extinção. O Tamar protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros (Eu já fui no Tamar de Fernando de Noronha que tb é interessante mas a sede que fica na Praia do Forte é muito maior...).
O grande atrativo do Tamar são os tanques com diferentes espécies de tartaguras. Tem também tanques com peixes, tubarões e painés com explicações. O ingresso custa R$12 para adulto e R$6 para estudante. Também tem preço diferenciado para criança e idoso. A sede fica na vila dos pescadores próximo ao farol e não se preocupe pq todo mundo sabe onde fica, é só perguntar...
Eu adorei ver as tartarugas de perto, principalmente as pequenininhas... Quem for para Praia do Forte pela primeira vez, não pode deixar de visitar o Projeto Tamar e quem tiver criança, é diversão garantida sempre.
Logo depois da bilheteria tem umas mesinhas com um bar que é o Bar do Souza e não precisa comprar entrada para o Tamar para ficar nessas mesinhas batendo papo e vendo o pôr do sol. Quando eu for falar sobre os restaurantes da Praia do Forte, falarei desse bar mas já deixo escrito aqui que o bolinho de peixe desse bar é considerado o melhor da vila e é imperdível!!
A loja do Tamar também é bem legal e tem camisetas, adesivos, brinquedos, sandálias e vários outros souvenirs...
Curiosidade: O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.
http://www.tamar.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário