sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Livro: Adestramento Inteligente


O livro de hoje é diferente de todos os outros que eu já li... Para deixar vocês todos por dentro de tudo, vou resumir como fui parar nesse livro. Ganhei um bulldog francês de Natal da minha familia e eu não tenho o meno "traquejo" com bicho... rsrsrs Mas me apaixonei na hora que vi a minha nova filhota e batizei ela de Lolla (os dois "L" são para imitar o meu nome que tb é com dois "L"...hehehe). Enfim como a Lolla é uma pestinha, antes de partir para uma adestrador, estou tentando educá-la sozinha e foi assim que cheguei a esse livro. Já estou com ela a dois meses...

O título do livro do autor Alexandre Rossi chama atenção e meus olhos brilharam na hora que li "Adestramento Inteligente". Depois que acabei a leitura, vou dividir com vocês tudo que aprendi:

- Deixe bem claro para o seu cão que você é quem manda.

- Se ele fizer xixi fora do lugar, não brigue pois ele pode ficar com medo de você e passar a fazer escondido, o que vai ser mais dificil de educar... Mas se ele fizer no lugar correto, recompense-o. (Não estou seguindo a parte de nao brigar... mas estou recompensando-a quando ela faz direitinho).

- Quando você for adestrar, escolha palavras curtas e dê enfase na primeira sílaba. Por exemplo, SENta, DEIta, Pega etc... Escolha uma palavra para cada gesto e evite palavras parecidas como ROda e ROla. Também evite palavras como VEM pois se você estiver em um lugar público e alguem gritar VEM, o seu cachorro pode se confundir...

- Tome cuidado com ossos naturais que devem ser esterilizados para não haver perigo de contaminação.

- Fale baixo com o seu cãozinho.

- Use sempre uma coleira no seu cãozinho.

- O uso do clicker é aconselhado como ferramento no adestramento. No livro tem um capítulo ensinando a usar o clicker. Até fiquei com vontade de comprar um...

Enfim, foi isso que eu aprendi... Sei que não foi muito e confesso que sou totalmente leiga no assunto então acredito que leitores mais avançados do que eu, vão aprender mais coisas. O lado positivo do livro é que ele falou de tanta coisa legal que podemos ensinar aos nossos filhos!! Desde educá-lo corretamente passando por brincar de pegar frisbee até ensinar dança p/ cachorro!!! Se eu conseguir fazer a Lolla urinar no lugar correto e não comer as paredes e nem os móveis da casa, já vo me dar por satisfeita!!! As únicas coisas que faltaram nesse livro foram umas aulinhas particulares com o autor ou um dvd com aulas práticas para socorrer nós leigos!! A Lolla se oferece como "cobaia" para aulinhas práticas!!

Um comentário:

  1. Amiga!!! Adorei esse livro! Foi o veterinário da Margot que indicou! No youtube vc encontra muitos videos do Alexandre Rossi! Depois dá uma olhada! Bjsss!!!

    ResponderExcluir