quarta-feira, 31 de março de 2010

Dicas: Crans-Montana, Suiça

Essa paisagem acima é de um dos lagos da região conhecida como Crans-Montana (tb conhecida como Crans sur Sierre) na Suiça. Só de ver essa foto, já dá vonta de ir... e como todas os lugares na Suiça, esse tb deve ser lindo, charmoso, com tudo funcionando, organizado, culinária gostosa e tudo mais que a gente encontra na Suiça!! Sempre digo que algumas paisagens da Suiça, me lembra os comerciais + embalagens do chocolate Milka (aquela vaquinha roxa no gramado com a montanha cheia de neve atrás...).


Uma super querida amiga da minha irmã que eu adoro, morou lá por quatro anos (faculdade...) e me enviou umas dicas bem legais. O texto dela está super legal e descritivo então segue abaixo na íntegra!!

"A maioria das pessoas associam a Suiça com neve, esqui e inverno... por mais que tenha tudo isso sim, para mim a melhor época de Crans é durante o verão.

O clima fica parecido com o de Petrópolis (região serrana do RJ) no verão, aquele solão durante o dia, que queima mais do que sol de praia e uma noite fresca e agradável, que dá pra sair de cardigan ou echarpe. Afinal, a região onde Crans – Montana se encontra (Valais) é o lugar que tem mais horas de sol por ano da Europa.

Em setembro mais precisamente, tem dois eventos que eu adoro: o Omega European Masters que é um dos torneios de golfe mais importantes da Europa e o Sierre Wine Festival que acontece todos os anos no 1º fim de semana de setembro.

O Omega European Masters é disputado no lindo campo de golfe de Crans, onde muitos chalés tem acesso direto ao campo e é considerado o evento do ano, já que a Omega patrocina artistas como Nicole Kidman e George Clooney.
http://www.omegaeuropeanmasters.com/

Já Sierre é a cidade na base da montanha que Crans fica, onde fica a estação de trem. O estado do Valais é um super produtor de vinho e quando termina a colheita, todos os produtores expõe seus vinhos nesse festival chamado Sierre Wine Festival. Funciona basicamente para que os donos de restaurantes e hotéis da região possam comprar seus vinhos para o ano, mas como é CHF30,00 "all you can drink" é um ótimo passeio para quem curte um vinhozinho...

Mas para quem prefere uma meia estação, todo ano no começo da primavera tem o Caprices Festival que é um festival de música bem interessante. Cada ano eles escolhem um dos artistas e fazem um show prive para os “VIPs” da montanha na parada final da gôndola, onde tem uma vista espetacular do vale. Esse ano o festival vai ser do dia 7 ao 10 de Abril, com performances de Gotan Project, Amy MacDonald, Morcheeba e Ricardo Villalobos para citar alguns.
http://www.capricesfestival.ch/

A melhor maneira de curtir Crans-Montana para mim é alugando um carro no aeroporto de Genebra e ficando em um chalé ou apartamento de temporada em Crans (não Montana). A estrada é super bem mantida (afinal é Suiça) e são apenas 2hrs de viagem. É sempre bom ter carro lá porque apesar da vila ser pequena, as coisas são bem espaçadas e taxi é bem caro e difícil de achar, você tem que ligar, não pode pegar na rua etc...

Minha última dica é para quem gosta de comida árabe: em Montana tem um restaurante Libanês chamado La Diligence que tem uma estrela Michelin e tem simplesmente a melhor comida árabe que eu já comi (e olha que eu já fui para o Oriente Médio). Os donos são uma família Libanesa que foram para Suiça durante a guerra e são super simpáticos e prestativos.
http://www.ladiligence.ch/

Espero que vocês gostem da vila que foi minha casa durante 4 anos!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário