quarta-feira, 3 de março de 2010

Dicas: São Paulo

Não vou fazer um texto de introdução elaborado pois como essas dicas são de uma jornalista-carioca que mora em SP e ainda por cima é minha irmã, vou passar o bastão (nesse caso, teclado!!) rapidamente para ela (o texto abaixo foi todo elaborado por ela):

"São Paulo é a capital gastronômica do país e sem dúvida integra o top ten mundial. Falar da terra da garoa e não falar dos restaurantes é praticamente impossível. Diferente de outras cidades brasileiras que oferecem um, dois ou três lugares bacaninhas para comer, São Paulo oferece a seus moradores e visitantes um enorme leque de opções. Claro que não dá para citar todos, até porque para conhecer todos eu teria que almoçar e jantar fora nos 365 dias do ano. Mas, tenho a minha listinha dos preferidos, sempre aumentando de tamanho, mas fiel aos seus integrantes. Ela vai aos poucos, de cinco em cinco, para nenhum carioca morrer de água na boca.

1) Ritz (Alameda Franca 1088, Jardins): É o tipo de lugar que você espera por uma mesa sem reclamar. E quem iria reclamar enquanto se entopede bolinho de arroz com molho inglês e caipirinha de kiwi com mel? Entre os meus pratos preferidos estãoo atum com arroz oriental, o pene de shitake e como não, o hamburguer, eleito o melhor de SP e servido em diversos tamanhos e com acompanhamentos deliciosos como onion rings...

2) Lanchonete da Cidade (Alameda Tietê 110, Jardins): Continuando nos hamburgueres, a Lanchonete da Cidade tem aquele ar de "Johnny Rockets", e as opções junk são tantas e tão boas que pedir uma saladinha é mais que um castigo, uma verdadeira tortura. Tudo lá é suculentoe gostoso. Imprescindível é pedir a batata rústica enquanto o seu sanduba não vem. O hit da casa parece ser o cahorro quente, também eleito o melhor de SP, mas os hamburgueres "bombom" ai, ai, ai... E o milkshake? Pano rápido, né, senão a dieta vai pro espaço!

3) Due Cuochi (Rua Manoel Guedes 93, Itaim): Não é daqueles restaurantes em que bato ponto semanalmente, mas toda vez que lá estou, fico sem saber o porque de não bater ponto lá diariamente.Ok, é caro, é cheio e o cliente precisa de uma boa dose de paciência para encarar a espera por uma mesa. Mas a comida... Sabe aquele sentimento que te fazvirar os olhinhos e ver estrelinhas, pois é, lá você vai ao céu e volta toda vez que coloca o garfo na boca. Nada mal né? E nem precisa esperar pelo outro...Ah, evite o do shopping Cidade Jardim e encare o do Itaim, mil vezes mais charmoso.
http://www.duecuochi.com.br/

4) Maní (Rua Joaquim Antunes 210): Minha descoberta recente e a mais nova adição a esta lista. Eu sei, bem depois que todos, mas apesar de há tempos planejando ir no badalado restô "orgânic-chic" só consegui mesmo há dois meses, e agora não quero arredar o pé de lá! Assim como o Due Cuochi, o Maní tá com o pedigree lá em cima, desde que a sua chef Helena Rizzo desbancou o Alex Atalla como melhor chef da cidade, eleita pela Vejinha SP. Você já chega lá sabendo que tudo é bom, que tudo é diferente e que qualquer prato que você peça será uma experiência orgásmica. O ideal é ir com uns dois ou três amigos para que cada um peça um prato diferente e você prova um pouquinho de tudo. O que eu recomendo? Se ainda sobrar lugar na pança depois de ter devorado o couvert, que nada mais nada menos é um biscoito Globo feito na casa mas que de simples não tem nada, eu pediria de entrada os bombons de foie gras, o carpaccio de feijoada (sem medo!) e o"ovo", um prato elaboradíssimo em que este ovo leva cerca de 36 horas cozinhando. Prato principal, sem dúvida o fetuccini de papunha e de sobremesa, um prato feito a base de ovo que literalmente derrete na boca. Só que de tão bom, eu esqueci o nome, mas é facil identificá-lo no cardápio....
www.restaurantemani.com.br/

5) Ping Pong (Rua Lopes Neto 15, Itaim): Ok, ok, basta dizer que durante a minha gravidez eu tinha semana sim, semana não, desejo de ir ao Ping Pong. E não posso nem me estender muito que o desejo volta! O restaurante é a filial daquela rede "sujinha" de dumplings de Londres. Claro que os preços não são tão camaradas, afinal estamos no Itaim, mas o cardápio é o mesmo, a decoração também, e todos os dumplings e até os drinks continuam deliciosos! Até o banquinho duro e a mesa apertadinha não deixam nada a desejar aos irmãos ingleses."
http://www.pingpongdimsum.com/
http://www.pingpongdimsum.com/international.php

Um comentário: