domingo, 24 de outubro de 2010

Fundação de Arquitetura de Chicago - Chicago

A Fundação de Arquitetura de Chicago (Chicago Architecture Foundation) oferece vários tipos de tours e todos tem foco na arquitetura da cidade. Eles oferecem tour a pé, de barco, de ônibus, de Segway, de bicicleta etc... O site deles é ótimo e é possivel comprar o ingresso para o tour no próprio site.

Eu fiz o tour de barco que é um dos mais famosos e foi muito recomendado por vários amigos. O ingresso custa US$32 por pessoa e se vc for nos finais de semana ou feriado, aconselho comprar com antecedência na própria bilheteria ou no site. Eu fiz isso (comprei dois dias antes) e quando cheguei para pegar o barco, o tour estava lotado e os outros dois horários depois também estavam. Sorte que eu tinha comprado... Mas eu fui num sábado de sol e segunda era feriado lá... O barco sai de 30 em 30 minutos e o passeio dura aprox 90 minutos que você nem percebe passar.

Esse é um dos barcos que fazem o passeio que eu fiz.

Eu adorei o passeio e aprendi bastante sobre os famosos prédios da cidade e a sua história. Achei legal ter feito de barco pq é diferente daquele city tour básico de ônibus ou de carro. E no caso de um city tour, acho melhor procurar uma empresa de turismo mesmo, já que essa fundação é focada mais em arquitetura. Voltando ao passeio, tive sorte de pegar um guia legal. Digo sorte pq um guia faz a diferença na hora do passeio. A única ressalva que faço é que cheguei em cima da hora e já estava todo mundo sentado então não peguei um lugar muito legal (o segundo andar é o melhor lugar). Mesmo com ingresso, aconselho chegar uns 20 minutos antes para sentar bem. O barco tem banheiro e um bar com bebidas e salgadinhos à venda.

Esse prédio com varandas "onduladas" é o "Aqua Tower" desenhado pela Jeanne Gang da empresa Studio Gang.
O prédio "curvado" e espelhado é um bom exemplo de contextualismo e o seu endereço é 333 West Wacker Dr.
Nessa foto podemos ver um lado do famoso "Wrigley Building" (o que tem a torre com relógio) que fica na Michigan Avenue (mais precisamente na "Magnificent Mile" que falarei mais no final dessa semana) e do outro lado, vemos o último prédio do arquiteto Mies van der Rohe que fica na 330 North Wabash.
Navy pier.
"Lake Point Tower" desenhado por Schipporeit e Heinrich.



Nenhum comentário:

Postar um comentário