domingo, 17 de outubro de 2010

Willis Tower - Chicago

Para mim, Chicago sempre foi sinônimo de Sears Tower (acho que fica feio traduzido para português então vou falar em inglês mesmo ok?) que era o prédio/estrutura mais alto do mundo. Mas algumas coisas mudaram e em 1998 ela perdeu o posto para as Torres Petronas e em 2009 mudou o nome para Willis Tower. Hoje a Willis Tower é a terceira maior estrutura do mundo se você contar altura até o último andar (perdendo para Burj Dubai e Taipei 101) e se você considerar a altura até o topo, ela está em 5o lugar, perdendo para Burj Dubai, Taipei 101 e as duas Torres Petronas. Resumindo, é alto pra caramba! São 442 metros até o último andar e 527 metros até o topo e antena.


O observatório Skydeck fica no 103º andar e tem 412 metros de altura. Quando ele está fechado, há um segundo observatório no no 99º andar. Quando fui lá o dia estava lindo e na verdade eu fui a pé do museu Arts Institute do Chicago. É uma caminhadinha de 15 minutos mas passa rápido... Quando eu cheguei, a fila estava imensa e estavam dizendo que havia uma demora de 90 minutos para subir para o observatório. Fiquei meia apreensiva mas resolvi esperar na fila até pegar o elevador e chegar no andar da bilheteria. Isso demorou uns 10 minutos. Chegando na bilheteria, a fila era imensa mesmo e valor do bilhete é US$15, só que tem uma outra bilheteria do lado (e sem fila) que custa US$30 por pessoa e é chamado de "fast track". Lógico que comprei esse bilhete e em menos de 10 minutos, já estava entrando no elevador para ir para o observatório. Achei que valeu a pena pagar esse preço extra mas isso depende da disposição de cada um e do bolso também claro...

Entrada para o observatório.

O elevador até o observatório cabe umas trinta pessoas e vai passando um video falando sobre a torre etc... acho que é para tentar disfarçar o balanço do elevador... hahaha Achei que a subida balançou muito e fiquei um pouco tensa mas logo estava lá em cima.

O observatório é 360º e conseguimos ver praticamente Chicago inteiro... Em cada uma das janelas, tem um painel mostrando o que estamos vendo... enfim isso tem em praticamente todos as estruturas super altas né. O que eu achei de diferente foram umas estruturas de vidro que ficam para fora do prédio e parece que você está voando. São quatro estruturas dessas que tem no observatório sendo que uma delas tem uma fotógrafa que tira foto e  você pode comprar na saída. Eu comprei pq a foto ficou muito legal. Como é de graça tirar, acho que vale tirar... Depois você decide se vai querer ou não. Quando passar por essas estruturas de vidro, reparem que elas são retráteis. Achei isso interessante.

Vista de dentro da caixa de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário