terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia 5 - Porto

Comecei o dia indo direto para o Mercado do Bolhão que segundo todos os guias, é imperdível... Chegando lá, foi meio decepção apesar de saber o que era... O Bolhão nada mais é do que um mercado que vende produtos frescos (queijos, salames, chouriço etc...), peixes, flores e algumas quinquilharias. Fiquei pouco tempo, só o tempo suficiente para dar uma olhada.

A parte boa é eu já tinha planejado isso e que esse mercado fica ao lado da Rua Santa Catarina que é a rua conhecida por ter várias lojas como FNAC, Zara, C&A, Bershka, Benetton e um dos mais famosos e antigos (1921) cafés que é o Café Majestic. Vale a pena tomar um café no Majestic. Nessa rua tb tem um pequeno shopping chamado Via Catarina e vale a pena entrar pois tem várias lojinhas como The Body Shop, Nike, Zara (tem na rua tb), Massimo Dutti, H&M, lojas de videogames etc...
Não resisti em colocar essa foto pq eu finalmente achei barriga de freira!!! Aqui eles chamam de papo de anjo.

Depois de muitas comprinhas, fomos almoçar. Escolhemos almoçar na Ribeira que é um dos locais mais antigos e típicos do Porto. Tem vários restaurantes bem em frente ao Rio Douro e são bem turistícos e baratos (os restaurantes ficam todos juntos, na mesmo quarteirão, um do lado do outro)... Já tinham me indicado o Chez Lapin então fomos neles. Almoçamos um chouriço assado de entrada e depois dividimos um arroz de pato (as porcoes são bem grandes). A comida estava okay, nada demais mas bem barato.
Nessa foto, do outro lado do rio, dá para ver algumas caves de vinho do Porto.
 Foto do chouriço assado. É tipo um "churrasquinho" e na dentro dessa vasilha tem alcool ai o garcom acende com isqueiro e o chouriço vai ficando "tostadinho"...

Finalmente conseguimos ir na Torre do Clérigos depois do almoço. Ja tínhamos tentando ir antes mas estava fechado então aconselho olhar o horário antes de ir. Tb não aconselho ir depois do almoço, vcs já vão saber o porquê... Ela tem seis andares e 75 metros de altura, que se sobem por uma escada em espiral com 225 degraus. Tem que pagar 2 euros para subir ai quando vc chega lá em cima (depois que vc recupera o fôlego), tem uma vista linda da cidade.

Fomos então fazer mais algumas comprinhas... estava com duas indicações de um amigo da minha irmã que mora aqui. Primeiro fomos na loja, A Vida Portuguesa, que tem coisas lindas!!! Ela abriu a três meses e tem tb em Lisboa. Tem muita coisas de cerâmicas lindas, azeites gourmets, enlatados, velas e sabonetes perfumados e outras coisinhas. Tudo de muito bom gosto. Quis levar a loja inteira mas me contive pq a minha mala já está lotada... Se por acaso eu não conseguir ir para Londres, voltarei nessa loja para comprar mais algumas coisinhas. Ah, essa loja fica no segundo andar do prédio então tem que entrar na loja debaixo e subir um lance de escada. Mas é só ir com o endereço e não tem erro. O endereço: Rua Galeria de Paris 20. Atenção ao prédio: antigamente era uma loja que de tecidos e tanto o prédio quanto os móveis (piso tb) são os mesmo da fábrica e estão super bem conservados!

O carro já estava lotado de compras e eu estava super cansada mas resolvi ir na outra loja: Fashion Clinic. Tb tem em Lisboa. Ela fica na parte mais "nova" da cidade (na Av. Boavista, ao lado da loja do Aston Martin) e vale a pena dar uma volta nessa região (é a região do hotel que estamos hospedados e tb dos restaurantes legais, da Casa da Música e do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves) pois tem várias lojinhas legais, casas bonitas... Essa loja é uma multimarca e vende roupas, sapatos e bolsas da Miu Miu, Prada, DKNY, Tory Burch, Gucci, Bottega Veneta só para citar alguns nomes e produtos da Kiehl's. Tem uma parte masculina tb. A outra loja (tb multimarcas) que ele me indicou foi a Fátima Mendes mas deixei para ir amanha.

À noite, jantamos no Shis que é um restaurante japonês e oriental (tem sushi e tem pratos "orientais"). Adorei, muito gostoso!! Não aguentava mais comer comida portuguesa e pesada com muito azeite... O restaurante estava lotado então acho que vale fazer uma reserva. Tb é um bom restaurante p/ almoçar pois ele fica na praia então durante o dia, deve ter uma vista linda. Quem me indicou foi o amigo da minha irmã que mora aqui.
Rolinho primavera aqui é "crepe japonês de legumes"...
Essa sobremesa foi indicação do garçom brasileiro... petit gateau de doce de leite e aqui é chamado de "fondant de caramelo"... nunca ia adivinha...