quarta-feira, 14 de abril de 2010

Livro: O Livro do Brigadeiro


Quem é que nesse exato segundo, após ter visto a foto da capa desse livro, não está com muita água na boca e um desejo súbito de comer um brigadeiro?? E quem é que nunca teve aquela vontade insaciável de comer um brigadeiro de colher em um domingo chuvoso, embaixo das cobertas??

O doce super popular brasileiro finalmente está recebendo o tratamento que merece... uma homenagem que já estava fazendo falta nas prateleiras das livrarias... Adorei!!! Quem escreve o livro é uma doceira chamada Juliana Motter, proprietária do Ateliê Maria Brigadeiro, em São Paulo.

Nesse livro, encontramos mais de 40 versões do nosso querido doce nas mais diversas formas e também aprendemos um pouco sobre a sua história. Tem também algumas dicas de preparo, sugestões de vinhos etc... Já estou com vontade de encomendar um exemplar para mim!!

Abaixo segue algumas dicas da autora (Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro):
                        
E quando não dá certo? Às vezes, a receita desanda. credite, não é só na sua cozinha... Já joguei tanto brigadeiro fora que o lixeiro deve achar que sou a pior cozinheira do bairro. Não sei de onde vem isso, mas as pessoas têm aquela idéia de que fazer brigadeiro e fritar ovo são as tarefas mais fáceis da cozinha. Sendo assim, usam os dois para provar que fulano não leva o menor jeito na cozinha. "Ah, fulana só sabe fazer brigadeiro. Nem ovo frita". Claro que não frita. Gente, fritar ovo é coisa séria, exige muito treino, caso contrário ele fica com a clara borrachuda, a borda esturricada e a gema crua. Com o brigadeiro é a mesma coisa. Distraiu, lá está ele grudado no fundo da panela, todo empelotado e com gosto de queimado. O que fazer nesse caso? Fritar um ovo?


Salve-se quem puder!


Bem, vamos lá, o brigadeiro deu errado. Não se desespere! Talvez seja possível salvá-lo. Saiba aqui como dar os primeiros (e últimos) socorros. Empelotou? Tire-o imediatamente do fogo e bata com força (o que não será difícil no estado de humor em que você vai estar) até que o creme fique lisinho novamente. Ufa! Volte para o fogo e mexa sem parar até dar o ponto.


Cristalizou? Se você esquecer de limpar as bordas da panela com a colher durante o preparo, o brigadeiro que se depositar ali vai passar do ponto e formar aqueles caramelos durinhos que grudam no dente, ameaçando botar abaixo todas as obturações. Não há como dar jeito em "cororó" (como chamam os baianos). A recomendação é comer assim mesmo e marcar logo uma consulta ao dentista. Grudou no fundo? Não tente raspar à força com a colher de pau, caso contrário seu brigadeiro terá um único gosto: de queimado. Tire com cuidado o que estiver por cima e mergulhe a panela em água e sabão.”

E agora, duas receitinhas do livro para a gente já ir praticando... Afinal de contas, toda mulher e todos os chocólatras sabem fazer um brigadeiro gostoso mas não custa nada dar uma olhada na receita "oficial"...


Brigadeiro Tradicional
(rende 30 brigadeiros)

Ingredientes
:: 1 lata de leite condensado
:: 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito)
:: 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal
:: Raspas de chocolate para confeitar

Modo de Fazer
Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.


Bolo brigadeiro (ilustração acima)
Rende: 8 porções

Ingredientes
:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
:: 2 xícaras (chá) de açúcar
:: 1 xícara (chá) de chocolate em pó
:: 1 colher (sopa) de fermento em pó
:: 1 pitada de sal
:: 3 ovos
:: 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
:: 1 xícara (chá) de água fervente

Ingredientes da cobertura
:: 2 receitas de brigadeiro (preparadas conforme instruções abaixo)
:: raspas de chocolate (para confeitar)
:: 1 lata de creme de leite

Modo de Fazer
Em uma vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes líquidos (ou quase): os ovos, a manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar bem homogênea (aproximadamente 5 minutos, na velocidade máxima). Despeje-a em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, assando em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com o brigadeiro morno e decore com as raspas de chocolate.

2 comentários:

  1. Hmmmmmm... achoque vou comer ate um chocolatinho depois dessa! Serio, surreal! MT agua na boca!!!
    AMEI esse granulado! Deve ser TAO bom!!!
    Agora, me falaram de uma receita p briga que eh meia lata de leite moca e meia lata de creme de leite... sera?
    Adorei! Quer dizer, odiei! TAVA tao bem na minha diet...
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Hum... amei.
    Vou fazer e recomendar para amigos no face.
    Boa sorte.

    Ana

    ResponderExcluir