Quem é que nesse exato segundo, após ter visto a foto da capa desse livro, não está com muita água na boca e um desejo súbito de comer um brigadeiro?? E quem é que nunca teve aquela vontade insaciável de comer um brigadeiro de colher em um domingo chuvoso, embaixo das cobertas??
O doce super popular brasileiro finalmente está recebendo o tratamento que merece... uma homenagem que já estava fazendo falta nas prateleiras das livrarias... Adorei!!! Quem escreve o livro é uma doceira chamada Juliana Motter, proprietária do Ateliê Maria Brigadeiro, em São Paulo.
Nesse livro, encontramos mais de 40 versões do nosso querido doce nas mais diversas formas e também aprendemos um pouco sobre a sua história. Tem também algumas dicas de preparo, sugestões de vinhos etc... Já estou com vontade de encomendar um exemplar para mim!!
Abaixo segue algumas dicas da autora (Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro):
“E quando não dá certo? Às vezes, a receita desanda. credite, não é só na sua cozinha... Já joguei tanto brigadeiro fora que o lixeiro deve achar que sou a pior cozinheira do bairro. Não sei de onde vem isso, mas as pessoas têm aquela idéia de que fazer brigadeiro e fritar ovo são as tarefas mais fáceis da cozinha. Sendo assim, usam os dois para provar que fulano não leva o menor jeito na cozinha. "Ah, fulana só sabe fazer brigadeiro. Nem ovo frita". Claro que não frita. Gente, fritar ovo é coisa séria, exige muito treino, caso contrário ele fica com a clara borrachuda, a borda esturricada e a gema crua. Com o brigadeiro é a mesma coisa. Distraiu, lá está ele grudado no fundo da panela, todo empelotado e com gosto de queimado. O que fazer nesse caso? Fritar um ovo?
Salve-se quem puder!
Bem, vamos lá, o brigadeiro deu errado. Não se desespere! Talvez seja possível salvá-lo. Saiba aqui como dar os primeiros (e últimos) socorros. Empelotou? Tire-o imediatamente do fogo e bata com força (o que não será difícil no estado de humor em que você vai estar) até que o creme fique lisinho novamente. Ufa! Volte para o fogo e mexa sem parar até dar o ponto.
Cristalizou? Se você esquecer de limpar as bordas da panela com a colher durante o preparo, o brigadeiro que se depositar ali vai passar do ponto e formar aqueles caramelos durinhos que grudam no dente, ameaçando botar abaixo todas as obturações. Não há como dar jeito em "cororó" (como chamam os baianos). A recomendação é comer assim mesmo e marcar logo uma consulta ao dentista. Grudou no fundo? Não tente raspar à força com a colher de pau, caso contrário seu brigadeiro terá um único gosto: de queimado. Tire com cuidado o que estiver por cima e mergulhe a panela em água e sabão.”
E agora, duas receitinhas do livro para a gente já ir praticando... Afinal de contas, toda mulher e todos os chocólatras sabem fazer um brigadeiro gostoso mas não custa nada dar uma olhada na receita "oficial"...
(rende 30 brigadeiros)
Ingredientes
:: 1 lata de leite condensado
:: 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou 8 colheres de raspas do seu chocolate favorito)
:: 1 colher (sopa) de manteiga extra sem sal
:: Raspas de chocolate para confeitar
Modo de Fazer
Abra a lata de leite condensado e despeje na panela. Acrescente o chocolate em pó (ou as raspas de chocolate), misture bem, junte a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa desgrude do fundo da panela. Quando estiver no ponto, retire da panela e transfira para um recipiente de louça untado com manteiga. Deixe esfriar, molde as bolinhas, passe-as em raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo e acomode-as nas clássicas forminhas de papel plissado.
Bolo brigadeiro (ilustração acima)
Rende: 8 porções
Ingredientes
:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
:: 2 xícaras (chá) de açúcar
:: 1 xícara (chá) de chocolate em pó
:: 1 colher (sopa) de fermento em pó
:: 1 pitada de sal
:: 3 ovos
:: 1 xícara (chá) de manteiga sem sal
:: 1 xícara (chá) de água fervente
Ingredientes da cobertura
:: 2 receitas de brigadeiro (preparadas conforme instruções abaixo)
:: raspas de chocolate (para confeitar)
:: 1 lata de creme de leite
Modo de Fazer
Em uma vasilha grande, de metal ou louça, coloque os ingredientes secos do bolo: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento em pó e o sal. Faça um buraco no meio e junte os ingredientes líquidos (ou quase): os ovos, a manteiga derretida e a água. Bata imediatamente na batedeira (para não cozinhar os ovos) até a massa ficar bem homogênea (aproximadamente 5 minutos, na velocidade máxima). Despeje-a em uma forma untada com manteiga e enfarinhada, assando em forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos ou até que o bolo esteja assado. Teste com o palito. Prepare a cobertura: faça o brigadeiro e, quando estiver no ponto, acrescente a lata de creme de leite e continue mexendo por mais 5 minutos. Apague o fogo. Corte a massa do bolo ao meio, no sentido horizontal, recheie e cubra com o brigadeiro morno e decore com as raspas de chocolate.
Hmmmmmm... achoque vou comer ate um chocolatinho depois dessa! Serio, surreal! MT agua na boca!!!
ResponderExcluirAMEI esse granulado! Deve ser TAO bom!!!
Agora, me falaram de uma receita p briga que eh meia lata de leite moca e meia lata de creme de leite... sera?
Adorei! Quer dizer, odiei! TAVA tao bem na minha diet...
bjsss
Hum... amei.
ResponderExcluirVou fazer e recomendar para amigos no face.
Boa sorte.
Ana