sábado, 17 de abril de 2010

Dia 2 - Lisboa, Queluz e Cascais

A situacão dos voos e da nuvem vulcânica continuam iguais e piorando então acordamos em Lisboa, sabendo que o dia de hoje seria aqui. Dormimos até não poder mais e quando levantamos, fomos até a Europcar e alugamos um carro. Estamos com a idéia de fazer um road trip caso a gente não embarque amanha p/ Londres (probabilidade alta).

Nossa primeira parada foi o Palácio Nacional de Queluz que fica uns 20 min de carro de Lisboa. No guia está descrito como sendo uma miniatura de Versalhes ou "o Versalhes português"... O palácio é lindo mesmo (estilo rococó) com um jardim imenso e muito lindo tb. Nas ruas de Queluz e do jardim, estavam cheias de laranjeiras com frutas. Me lembrou muito de Sevilha. Esse palácio foi construído para ser a morada de verão da monarquia. Foi nesse palácio que Dom Pedro I do Brasil (conhecido aqui como Dom Pedro IV de Portugal) nasceu e foi onde ele falaceu tb. Dom João VI e D. Carlota Joaquina (tb falaceu nesse palácio) usaram esse palácio até serem obrigados a fugir para o Brasil em novembro de1807 (chegando ao Brasil no início de 1808). Depois desse resuminho da história do palácio, coloco algumas fotinhos para vcs. Adorei o passeio e achei que valeu muito a pena. Dá para ir de onibus de turismo mas preferimos ir de carro...

Info úteis: Ingresso custa 5 euros e fica aberto de 9-17h (nao abre nas tercas).

Quarto da D. Carlota Joaquina.
Principal salão do palácio.
Vista interna do palácio.
Tem visita guiada p/ criancas (acho que tem que agendar), com direito a música, danca e atores fantasiados... muito legal!

Depois do passeio, estavámos com muita fome pq nem tomamos café da manhã e seguimos para Cascais (uns 20 min de carro). Já tínhamos ido antes e conhecíamos alguns restaurantes por lá. Durante esse trajeto, brigamos muito com o GPS e ele não conseguia nos levar em nenhum dos restaurantes que queríamos então paramos perto da praia em um estacionamento e fomos andar... Por muita concidência e sorte, encontramos um restaurante chamado Visconde da Luz que já tínhamos ido e fomos lá de novo. Comemos muito bem e todos foram muito gentis. De entrada, pedimos lula na panelinha azeite e alho e uma porcão de pata negra. De prato principal, pedimos linguado c/ batatas cozidas e arroz de marisco. Delicioso... E de sobremesa, toucinho do céu... hummmmm
Laranjeiras por toda a parte...
Esse calcadão de Cascais é familiar...

À noite, fomos jantar no restaurante Real Fábrica mas nem vale a pena falar dele... rsrsrs Depois demos um pulo até o aeroporto para tentar mudar a nossa passagem Lisboa-Londres para alguma cidade que tenha trem e ai iríamos de trem até Londres. Só que para nossa decepcão, a loja da TAP não estava atendendo mais ng, apesar de faltar mais de 1 hora para o fechamento da loja e eles não tem atendimento po telefone 24 horas... e só comecam a atendar por telefone as 9 da manha (!!!). Inacreditável... E para piorar, os carros de aluguel estão esgotados (ainda bem que já alugamo nosso) então nem pudemos viajar para alguma cidade sem trem pq não vamos conseguir alugar outro carro... aliás, as lojas de aluguel de carro no aeroporto estavam com filas quilométricas!!! Surreal...
Olha a situacãodos voos... tirei essa foto por volta das 22hrs (horário local).

Por hoje é só... amanha tentarei ir de avião para Madrid, Barcelona ou outra cidade que tenha trem ou faremos um road trip até Fátima e Porto ou Bilbao... sei la...