quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia 6 - Porto

Mais uma vez, comecei o dia indo ao aeroporto. Os voos para Londres começaram a serem liberados e fui tentar antecipar o meu... depois de uma fila chatinha na TAP descobri que os voos estão lotados e as filas de esperar tb então fui aconselhada que a melhor coisa a fazer era aguardar o meu voo que está confirmado, ao invés de correr o risco de tentar um pegar um voo mais cedo e acabar sem voo nenhum... Pela foto, abaixo dá para vcs verem que os voos estão indo (os voos "fechados" querem dizer que estão okay).

Depois do aeroporto, fui para o Museu de Arte Contemporânea (Fundação de Serralves). O museu está com três exposições bem interessantes de arte contemporânea e o edifício é considerado um exemplo único da arquitectura Art Déco em Portugal e é mesmo um espetáculo. O que me encantou mesmo foi o jardim do museu (Parque de Serralves) que é lindo e tem flores e arvores lindas, além de algumas esculturas espalhadas pelos jardins. Amei o roseiral, tirei várias fotos... tb tem um jardim das flores perfumadas etc... Quem for nesse museu, não deixe de guardar um tempo para visitar o jardim. O ingresso para o museu e jardim custou cinco euros. Ah, as duas lojas do museu são legais, uma é a livraria e a outra vende várias coisinhas legais e fofas.
http://www.serralves.pt/

Aproveitando que a Casa da Música estava perto do museu, fui direto para lá. Ela é a principal sala de concertos da cidade. Se não tiver tempo, vale a pena passar na frente para ver a arquitetura da casa. O arquiteto é foi o holandês Rem Koolhaas. Tentei pegar uma visita guiada mas o próximo horário era no final da tarde então dei uma volta pela casa e depois fui almoçar no restaurante no sétimo e último andar (indicação de um amigo que mora aqui na cidade). O restaurante se chamava Kool mas agora é simplesmente o restaurante da Casa da Música. Adorei o restaurante, a comida estava ótima mas o que mais me agradou foi o ambiente. Vale a pena dar uma olhada no restaurante e no terraço, mesmo que não queria almoçar lá... Aliás, no almoço durante a semana, tem almoço executivo por dez euros (sem sobremesa).
http://www.casadamusica.com/

Uma outra dica que esse amigo me deu foi visitar uma cave de vinho do Porto. Ele me indicou a cave Ferreira e a Sandeman (ambas são do mesmo grupo e são localizadas muito próximas). Fomos na Ferreira. Todas as caves ficam do outro lado do rio Douro (quando vc atravessa a ponte, entra no município de Vila Nova de Gaia) e dá para atravessar de carro pela ponte ou você pode pegar o barquinho da própria cave que faz essa travessia para você. É só chega no cais da Ribeira que vc vai encontrar vários barquinhos de diversas caves.

Assim que chegamos, estavam esperando um grupo para visitação então íamos nos juntas a esse grupo só que eles se atrasaram muito então tivemos uma visita privativa!!! O preço da visita é quatro euros (se comprar 1 vinho, ganha desconto de dois euros) e dá direito a degustar 2 vinhos e a visita "Dona Antonia" tem direito a degustar 5 vinhos e custa dez euros (não lembro direito...) e é uma visita mais longa... Fizemos a visita mais longa. A visita foi super interessante e aprendi bastante sobre vinho do Porto... várias coisas que eu não fazia idéia... A cave Ferreira existe desde 1751 então tem bastante história... rsrsrsrs

Por último, já estava cansada e mais para lá do que para cá mas não poderia deixar ir na livraria Lello. Ela foi restaurada a pouco tempo e é simplesmente linda com seu estilo neogótico. É melhor vcs verem as fotos do que eu ficar explicando... Ah, a livraria fica ao lado da loja que eu indiquei ontem (A Vida Portuguesa) e ao lado da Torre dos Clérigos então dá para ir nos três lugares no mesmo dia. E na mesma rua da livraria (Rua das Carmelitas) tem uma loja da Vista Alegre.

Eu quis comprar milhões de livros mas como minha mala já está pesada (e ainda falta Londres...), comprei só um livro ("Rio das Flores") do Miguel Sousa Tavares (escritor do romance "Equador" que eu amei) que é português e nasceu em Porto!!!!!

À noite, jantamos no Buhle, tb por indicação do meu amigo que mora aqui. A arquitetura é super moderna e o ambiente é aconchegante, tudo é super integrado a paisagem. A comida tb é gostosa, tem um pouco de tudo: sushi, comida portuguesa, internacional, asiática...  Tomamos um vinho delicioso (foto abaixo) da região Douro para brindar a nossa última noite em Portugal. O restaurante fica em uma parte super legal da cidade, vale dar uma volta antes ou depois do jantar na calçada.

Um comentário:

  1. Bella voce consegue a receita original (melhor ainda se for secreta) de um doce portugues para a Gula? (Pastel de belem, barriga de freira/papo de anjo)... Seria bacana se conseguirmos de um restaurante ou confeitaria bem disputado, conhecido por fazer o melhor doce da cidade... mas não perca tempo com isso.
    Bjo
    AT

    ResponderExcluir