quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia 7 - Braga

Comecei o dia com o pé no volante. Já com as malas no carro, rumei a Braga que fica aprox. 50 km de Porto. Ela é conhecida por ser é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo.

A cidade é realmente super linda e é possível ver alguns vestígios das muralhas romanas e resquícios do tempo em que os romanos habitaram-a. Fui direto para Catedral (Sé) que é um dos mais importantes templos do românico português e é simplesmente linda, tanto por fora quanto por dentro. Visitei também os tesouros da Catedral (tem que pagar três euros) e vi algumas imagens e relíquias deslumbrantes. A visitação do tesouro tem horário e fecha na hora do almoço (como a maioria das atrações em Portugal) então é bom planejar o almoço para esse horário.

Depois segui para o Santuário do Bom Jesus que fica no alto de Braga (na verdade é nos arredores de Braga) e tem uma vista bem completa da cidade. Primeiro almocei, já que a igreja estava fechada por conta do horário de visitação. Nessa região, tem vários hotéis charmosos e escolhi um deles para almoçar (o que escolhi fica dentro do Hotel do Elevador). Em homenagem a região, tomei um vinho verde!!
Essa "varandinha" é o restaurante...
Achei bolinho de bacalhau!!!!!!!

Esperei dar início ao horário de visitação e fui na Igreja de Bom Jesus. Ela foi construído no século XVIII. A igreja faz parte do Santuário assim como as escadas por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata linda (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um elevador hidráulico centenário (que funciona!!).

Por último, fui ao Museu dos Biscainhos (fica dentro do Palácio dos Biscainhos). Ele me surpreendeu bastante pois com esse nome, achei que fosse encontrar um museu de relíquias católicas mas na verdade, é uma antiga habitação (construído no século XVI) de uma família da nobreza da antiga província de Entre-Douro e Minho. A entrada custa dois euros e a visita é guiada, o que torna-a mais interessante pois a guia vai nos explicando alguns costumes da época e outras curiosidades. O jardim do museu tb é lindo e muito bem conservado. Tem um roseiral, um pomar e até uma horta. Mais uma vezes, vale ver o horário de visitação pois só consegui entrar na segunda vez que fui ao museu pois da primeira, estava fechada para almoço.

Além dessas atrações, tive tempo para dar uma volta pela cidade. Comprei alguns souvenirs e azulejos bonitinhos. Essa cidade tem um comércio grande e pode-se encontrar marcas como Zara, FNAC...

Se eu tivesse tempo, teria ido também a cidade vizinha chamada Guimarães (fica a 20km de Braga) que tb tem uma importância histórica no país mas por conta do meu vôo para Londres, peguei o carro e fui para o aeroporto para finalmente viajar para o meu destino de final. Os dias em Portugal foram todos muito prazerosos e foi uma surpresa super agradável, mesmo diante do caos aéreo causado pela nuvem vulcânica que fez com que eu ficasse “presa” aqui.

Agora estou no aeroporto, esperando o tão almejado voo Porto-Lisboa. Amanha escrevo de Londres e agora estou oficialmente saindo da “zona do euro” e indo para “zona da libra”... ai meu bolso!!
Não poderia deixar de colocar uma foto do carro que agüentou entre trancos e barrancos, os 1200km que rodamos por Portugal.

3 comentários:

  1. hmmmmmm quero esse croquete!!!
    A foto do cafe-boy (que parece aquele Rasin!!) ta MARA!

    ResponderExcluir
  2. Parabés pelas fotos e pela iniciativa de compartilhá-las. Uma pergunta: por que o carro foi aos trancos e barrancos? Obrigada! (Vou fazer uma viagem parecida a partir de sábado próximo).

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que bom q vc gostou das fotos e do blog, obrigada!!

    Realmente, devia ter explicado o comentário do carro... é que nesse carro, tinham 4 malas de 32-35kgs cada (extremamente grandes e pesadas e demorou uns 30 min para conseguir colocar tudo no carro), mais 2 malas pequenas de uns 12 kgs cada... O carro estava muito pesado e mesmo assim, tentamos ir na maior velocidade que conseguimos, então acho que o carro sofreu um pouquinho...

    E para chegar no Santuário do Bom Jesus, tem que subir uma ladeira imensa e não tem muitas placas então erramos a beça e ai, tinha que dar ré e manobrar... ai manobra p/ ca, manobra p/ lá e o carro super pesado... enfim, foi por isso que falei que ele conseguiu sobreviver!!! rsrsrs

    Boa viagem e se quiser mais alguma dica ou tiver alguma dúvida que eu puder ajudar, me fala.

    Abs!

    ResponderExcluir