domingo, 18 de abril de 2010

Dia 3 - Lisboa e Fátima

Depois da manha frustante no aeroporto e ter voltado p/ o hotel, resolvemos passar o dia em Fátima. Estava chovendo muito aqui em Lisboa mas fomos mesmo assim. Fizemos a viagem em aprox 1 hora-1h15, já que a estrada é maravilhosa e fomos praticamente a 140km/h o tempo todo.

O que falar de Fátima? Estava com as expectativas altas e elas foram superadas pois o lugar tem uma energia muito especial. Primeiro fomos na parte "central" da cidade conhecida como Santuário, é só seguir as placas ou as pessoas, já que 90% das pessoas estão nesse local. Nesse santuário, tem a Capela das Aparições onde Nossa Senhora apareceu para as três crianças (conhecidos como os três pastorinhos - Francisco, Jacinta e Lucia - foram seis aparicões no total). Mais de 4 milhões de pessoas vão nesse santuário todos os anos e é um dos santuários mais importantes do mundo!

No exato local da Sua aparição, tem uma estátuta da Nossa Senhora e ao redor do altar onde fica essa estátua, podemos ver muitas, muitas pessoas andando ao redor de joelhos para agradecer alguma graça concedida ou fazendo pedidos e deixando flores, bonecos de cera, velas etc... Nessa capela, a energia é muito especial e é um local de muita fé.
http://www.santuario-fatima.pt/portal/
Essa foto não saiu muito boa mas em cima desse altar está a estátua da Nossa Senhora no local da Sua aparição - Capela das Aparições. A foto abaixo é praticamente a mesma, só que com mais zoom.
Venda de velas para oferendas, promessas, pedidos...
Muitas pessoas compram velas para oferecer mas como são muitas, eles pedem para que só acenda uma e joque todas as outras dentro de um "fogo" que aqui é chamado de "pira".

Depois fomos para a Basilica (tb no santuário). Os tumulos das três crianças que viram Nossa Senhora estão lá. A Basilica é muito bonita. Comecou a ser contruída em 1928 e terminou em 1953. Além da Basilica e da Capela das Aparições, tem outras coisas a serem vistas nesse santuário como: uma pedaço da muralha de Berlim, uma Capela de Adoração, um presépio, alguns monumentos etc...
A Basilica de perto...
Altar da Basilica...

Em volta do santuário, tem milhares de lojas vendendo todos os tipos de souvenirs e alguns restaurantes e cafés.

Depois de visitar o santuário, pegamos o carro e fomos p/ Valinhos e Aljustrel que fica 10 min de carro do santuário. Pode ir de taxi e tem onibus tb. Lá, vimos a casa dos pastorinhos e elas me impressionaram pois estão praticamente iguais ao que eram quando eles moravam lá. Tem vários móveis ainda e algumas fotos das familias e parentes dentro da casinha, assim como fotos das três crianças. No jardim da casa da Lucia, perto do poço foi o lugar onde o "Anjo da Paz" fez a sua segunda aparição para as criancas.
Acima, casa dos irmãos Francisco e Jacinta.
Acima, casa da Lucia.
Jardim da casa da Lucia, perto do poço...

Tem tb o "Loca do Anjo" onde as crianças receberam a primeira e a terceira visita do Anjo e eu achei esse local muito especial. Na verdade, todos os lugares onde Nossa Senhora e o "Anjo da Paz" apareceram são muito especiais, você sente que está em um lugar de muita fé, sagrado. Em Valinhos, tem o lugar onde Nossa Senhora apareceu pela quarta vez e foi feito um monumento no local. E por último, tem a "Via-Sacra e Calvário" que é composta de 14 mini capelas em memória da Paixão de Cristo e 1 mini capela em homenagem a Sua ressureição.
Acima, "Loca do Anjo".

Quem tiver tempo para ir a Fátima, acho que é um passeio muito especial e não tem como não sair de lá com uma sensação boa, com muita fé no coração e em quietude. Existem vários passeios de onibus de turismo que levam até lá e deixam de volta em Lisboa no final do dia. Eu fui de carro e sem guia então quando cheguei em Fátima, fiquei um pouco perdida. Meu conselho para quem for de carro/onibus sem guia é assim que chegar em Fátima, entrar na primeira loja de souvenir que tiver e pedir o panfleto (é de graça, só pedir...) que tem a explicação de tudo e o mapa com todos os locais para serem visitados. Eu só peguei esse panfleto depois de quase 1 hora na cidade e se eu tivesse pego logo no início, teria sido bem mais fácil... muitas capelas não tem explicação...

Depois desse passeio, voltamos para Lisboa e fomos direto para o Centro Colombo que é um shopping grande e segundo o concierge, o melhor shopping da cidade. Ele não é muito central... O shopping é bastante grande mesmo, são mais de 400 lojas e como hoje é domingo, estava caótico de cheio... Algumas das lojas mais conhecidas no shopping são: Toys R Us, Zara, Bershka, H&M, Timberland, Vista Alegre, Foot Locker, Lacoste, The Body Shop só para citar algumas (tem cinema tb).
http://www.colombo.pt/

Não ficamos tanto tempo nesse shopping pq não tinha as lojas que estávamos procurando e tava muito cheio mesmo. Só demos uma volta e almoçamos por lá... Seguimos então para o outro shopping que o concierge indicou e disse que era mais central mas não tão bom... Fomos para Amoreiras. Não gostei desse shopping, 95% das lojas eu nunca tinha ouvido falar... e estava exausta então segui para o hotel.
http://www.amoreiras.com/

Agora estou pensando no roteiro de amanha. A única coisa que sabemos é que não vamos dormir em Lisboa amanha...
Olha o nome dessa casa lotérica... Será que já saiu algum vencedor dela??
Olha a concorrência discarada no meio de um shopping em Lisboa... tsc tsc tsc

9 comentários:

  1. Bella tenho muita curiosidade em conhecer Fatima. Quero ver as fotos. To adorando seu Blog. Beijos Andre

    ResponderExcluir
  2. Oi, meu nome é Nátia.
    Seu blog é muito legal! Obrigada por compartilhar de suas viagens. Eu gosto muito de um site de viagens que você pode vir a aproveitar em seus roteiros. Veja o blog e depois as fotos no Flickr (fotos maravilhosas!!). É do Arnaldo Interata.
    BLOG: http://interata.squarespace.com/
    Flickr: http://www.flickr.com/photos/interata/sets/
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nátia,
    Que bom que vc gostou do blog e da viagem, fico muito feliz!! Adorei o blog e o Flickr que vc me indicou, eu não conhecia. Adorei mesmo! Obrigada! Abs!!
    Bella

    ResponderExcluir
  4. Oi. Muito lindo teu blog, até chamei minha mãe prá ver. Estive em Fátima em out de 2008, muito lindo e frrrrrrrrrioooo...rs.
    Qdo estava em Assis na Itália, eu apaguei sem querer TODAS as fotos q tirei em Pt, pensa na tristeza, o jeito é voltar prá tirar fotos, e ñ apagar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maris,
    Obrigada pelos elogios, que bom q vcs gostaram do meu blog!
    Não acredito que vc perdeu as fotos de Fátima... pelo menos agora vc tem uma desculpa para voltar lá. Acredita que eu tb perdi algumas fotos dessa viagem p/ Portugal... perdi as fotos dos primeiros dias em Lisboa, aconteceu alguma coisa com o cartão de memória e apagou... fiquei arrasada. Mas tudo bem né, as memórias ficam... rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Vc dá dicas interessantes, gostei, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. OLA ESTAREI INDO A FATIMA AGORA EM OUTUBRO ESTOU ANCIOSA

    BRI

    ResponderExcluir
  8. ola..
    gostei muito do seu blog..
    estou indo p/ lisboa em outubro e pretendo ir p/ fatima tambem..
    gostaria de saber qual foram os tipos de transportes que voces usaram em toda a viagem..
    da para alugar um carro de lisboa e ir para fatima? ou tem onibus?
    nao sei como comecar a pesquisar td isso..rs

    Helen

    ResponderExcluir
  9. Oi Helen,

    Fico feliz que vc tenha gostado do blog! Quando fui para Lisboa, aluguei um carro e passei o dia em Fátima e voltei a tarde. São umas duas horas de carro, a estrada é excelente e é facil de chegar. Se alugar um carro, aconselho alugar com gps só p/ nao correr o risco de se perder e acabar perdendo tempo... é muito facil alugar carro lá. Eu fui na Hertz do centro de Lisboa e aluguei um polo preto que era um dos carros mais basico. Entra no site hertz.com e ve o endereço. Tb tem a Europcar, Avis etc...

    Com certeza dá p/ ir de onibus, fazendo excursão de 1 dia... mas nao cheguei a pesquisar pq preferi alugar carro. Mas vc achará com facilidade na internet ou pode pedir ajuda p/ agencia de viagem ou no proprio hotel...

    Qualquer outra duvida, é só escrever!

    Espero ter ajudado!

    Bjs

    ResponderExcluir