segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia 4 - Porto

Comecei o dia passando fome... literalmente... Acordamos tarde para não descer para o café da manha pq não queria pagar (28 euros por pessoa/dia) e na hora que fiz o check-out, descobri que estava incluso e quebrei a cara!!

Viemos de carro para Porto e fizemos o trajeto em 2h30 (média de 140 km/h - não foi mais alta pq o carro não aguentou e devo receber algumas multas pq o limite max era 120 km/h mas os carros melhores estavam todos indo a pelo menos 150 km/h tanto que nos ultrapassavam sempre...), com duas paradas.
Famoso "tram" ou bonde de Porto...

Chegamos em Porto e fizemos check-in em um hotel que foi indicação de uma amiga portuguesa do meu tio. O nome do hotel é Ipanema Park e fiquei com um pouco de receio por causa do nome e por causa do preço (90 euros/dia - menos da metade dos outros hoteis que estávamos vendo aqui em Porto) mas entrei no site e vi que era tranquilo... Ele fica em Foz e é cheio de placas indicando a direção do hotel.

O hotel é tranquilo, limpinho, serviço bom, concierge simpático, grande e pelo visto, 5 estrelas mas não tem aqueleee serviço mas tudo bem. Esqueci de dizer que assim que cheguei no quarto, liguei a banheira e esqueci e quando eu vi, tinha agua até no corredor do andar (do lado de fora do quarto!!) e foi um mico. Ai peguei a toalha para tentar estancar a agua e não deixá-la continuar vazando pelo corredor do andar e quando fui jogá-la dentro da pia, a pia desgrudou da bancada do banheiro e caiu no chão... Não sabia se ria ou chorava... Tive que ligar para o concierge e ele acabou nos mudando de quarto mas fez muita cara feia... rsrsrs Tirando isso, o hotel é bem tranquilo e fica uns 5-10 min (de carro) do centrinho histórico. Ah, pelo o que vi, o metro daqui é bem bom, com muitas estaçoes e 5 linhas então se eu não estivesse de carro, com certeza ficaria nele.

Chegamos depois do almoço então deixamos as malas no hotel e fomos dar uma volta. Dei uma procurada na internet para ver os principais pontos turísticos e outras coisinhas e o site http://www.gooporto.com/ foi bem útil.

A cidade é super bonitinha e tem umas partes que lembram Salvador (em Lisboa tb tem). Tentamos ir direto para Catedral (Sé) mas não conseguimos estacionar então acabamos no Palácio da Bolsa.

No Palácio da Bolsa, as visitas são todas guiadas e tem uma duração de aprox 20 min. A entrada é 7 euros e tb é conhecido como Palácio da Associação Comercial do Porto. Ele comecou a ser construído por conta encerramento da Casa da Bolsa do Comércio. Hoje além de ser a sede da Associação Comercial do Porto, tb pode ser alugado para eventos, desfiles, concertos etc... O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade. Esse salão é realmente lindo e acabou de ser todo restaurado. Pena que não deixam tirar fotos em nenhum lugar do palácio, o que nos obriga a comprar cartões postais... Ah, me indicaram o restaurante dentro desse palácio para comer mas não estávamos com fome mas vale a dica...

Depois fomos para Igreja de São Francisco que fica grudada no Palácio da Bolsa. Tivemos que pagar 3,5 euros para entrar e tb dá direito ao museu que fica ao lado da bilheteria e se resume a uma sala com algumas imagens de santos e um "subsolo" com algumas catacumbas...

A Igreja de São Francisco é linda e vale muito a pena ser visitada. É proibido tirar fotos no seu interior (mais uma vez, querem nos obrigada a comprar os cartões postais) mas tirei algumas escondidas, sem flash claro. Curiosidades: Ela é a única igreja de arquitetura gótica na cidade e foram usados mais de 600 kilos de ouro no seu interior.

Voltamos para Catedral (Sé) e dessa vez estacionamos em qualquer canto perto, já que é o que todo mundo faz pela cidade. Ela fica situada no coração do centro histórico.

À noite, fomos jantar no restaurante Cafeína que foi muito indicado. Aliás, estou com milhares de dicas de restaurantes aqui... nem vou ter dias suficientes para ir em todos!!! Depois coloco a lista dos restaurantes que me indicaram...

O jantar foi muito gostoso, o restaurante é muito bom, aconchegante e a comida é deliciosa. Comemos de entrada uma terrine de foie gras e aspargos brancos com creme de trufas negras (maravilhosoo). De prato principal, comemos bife chateaubriand com batatas gratinadas e steak tartar (não resisti em pedir esse prato mesmo sabendo que as chances de estar bom não eram grandes e realmente não estava muito bom). E de sobremesa, um bolo amanteigado de chocolate (divino, imperdível!!) e "gelado" de baunilha!! Esse restaurante é um dos melhores de Porto e não é caro. Bem em frente dele, na mesma rua, tem um outro restaurante chamado "Terra" que é do mesmo grupo mas não fomos. Já ia esquecendo de falar do vinho que estava muito gostoso, amei!! Foi 40 euros e valeu super a pena, quem escolheu foi o sommelier e até perguntamos onde vendia mas ele disse que esse vinho é muito dificil de achar. Mas ele me deu quatro sugestões de vinhos p/ comprarmos aqui: Meandro; Quinta do Passadouro; Evel Grande Reserva; Quinta do Vale Meão. E me indicou a loja de vinhos Wine O'Clock aqui em Porto para comprar esses vinhos.

Para terminar, queria dividar algumas coisas peculiares, gostosas e engraçadas que tenho visto aqui em Portugal. Ah, já vi na passando na tv as seguintes novelas: Caras e Bocas (globo), Viver a Vida (globo) e Força Tarefa (record ou sbt). Aliás aqui tem record... não sabia...

Como tudo por aqui, o nome desse restaurante não poderia ser mais óbvio, óbvio até demais...
Doces portugueses!! Queria observar que essa é a 2a vez que venho a Portugal e ainda não vi nenhuma barriga de freira (doce português que mais gosto)!! E pelo o que sei (leigamente), é um doce português!!

A expressão "calma, calma" aqui é "malta, malta".
"Crise na economia" é "Cinzas na economia".

P.S. Não poderia deixar de comentar a minha situação por aqui... Consegui passagem de trem até Paris mas só tem trem Paris-Londres na 4a e quatro vezes o preço normal. Tb tentei voo para Marseille e Toulouse mas só tem lugar na 4a mas ai teria que pegar o trem Paris-Londres...